Top 5 Problemas na Contingência do Coronavírus

Os Top 5 Problemas na Contingência do Coronavírus que Identificamos até Agora

Top 5 Problemas na ContingênciaCom quase uma semana da nossa oferta de Orientação Estratégica para desenvolver ou aperfeiçoar os Planos de Contingência e/ou Continuidade dos Negócios das organizações para enfrentar o coronavírus (covid-19) já é possível mapear os Top 5 Problemas vivenciados até o momento:

Comitê de Crise Inativo ou Inoperante

Este é disparado o problema #1 dos Top 5 Problemas na Contingência do Coronavírus (covid-19) que identificamos nas organizações.   Embora a maioria delas tenham, ou digam que tem, nas suas Políticas de Continuidade de Negócios o Comitê de Crise, a grande maioria não ativou formalmente o Comitê de Crise objetivando a centralização das decisões de contingência do coronavírus (covid-19).   Consequentemente, decisões estão sendo tomadas de forma não coordenada pelos executivos das linhas de negócios, muitas vezes conflitantes umas com as outras, ignorando as recomendações das áreas de Continuidade de Negócios e de Riscos Corporativos.   Em várias organizações a área de Continuidade de Negócios sequer é incluída nas decisões sendo informada, somente, algum tempo depois e muitas vezes de forma indireta.

Manutenção das Metas e Indicadores de Desempenho

Possivelmente como consequência do problema #1, o #2 dentre os Top 5 Problemas na Contingência do Coronavírus (covid-19) é manutenção das metas e indicadores de desempenho – BaU – Business as Usual – pelos executivos de negócios.   Estes executivos querem 100% do seu pessoal trabalhando em Home Office de forma a assegurar todos os objetivos e metas estabelecidas.

Entendemos que uma certa dose de pressão deve ser mantida para que os negócios não despenquem de vez mas no atual cenário, onde analistas especializados já preveem uma significativa queda do PIB, este objetivo nos parece surreal.

Determinadas operações mapeadas como não críticas nas BIAs – Business Impact Analysis – e que poderiam ser retomadas somente depois de 1 mês ou mais agora são tão críticas quanto as operações de curtíssimo prazo realmente críticas.

Processos Não Eletrônicos e/ou Registros Vitais

O #3 dentre os Top 5 Problemas na Contingência do Coronavírus (covid-19) são os processos de negócios com muita atividade manual – não eletrônicos – e/ou a grande dependência de registros vitais, a maioria também não identificadas nas BIAs – Business Impact Analysis.   Contratos nos departamentos jurídicos e documentos escaneados nas áreas de operações são alguns exemplos.

Até o momento a determinação das autoridades de saúde é pela diminuição da circulação das pessoas (em 60% diz o prefeito de São Paulo Sr. Bruno Covas conforme orientação do Ministério da Saúde).   Portanto, neste cenário, pessoas podem continuar trabalhando nos seus escritórios observadas as boas práticas de higiene e convívio social mesmo que com algum custo extra para as organizações.   Por exemplo: priorizar o transporte individual ao invés do coletivo reembolsando as despesas, distribuir as pessoas do mesmo departamento em locais diferentes com bom espaçamento, manter as janelas abertas mesmo com um aumento na temperatura ambiente e sobrecarga no sistema de ar condicionado etc.

Quantidade de Laptops

O #4 dentre os Top 5 Problemas na Contingência do Coronavírus (covid-19) é a quantidade de laptops.   Mais uma vez os dados obtidos nas BIAs – Business Impact Analysis são ignorados pelos executivos das áreas de negócios demandando 100%, ou quase 100%, da sua força de trabalho trabalhando em Home Office com laptops quando no dia a dia boa parte das suas operações é atendida com desktops.

Há gestores autorizando o uso do desktop corporativo em Home Office pela escassez de laptops no mercado para entrega no curto prazo muitas vezes sem verificar se o colaborador sequer tem internet em sua casa.   Ouvimos casos de desktops corporativos conectados a GatoNets.

Laptops corporativos tem, ou deveriam ter, criptografia e outros mecanismos de segurança enquanto desktops por estarem na rede interna corporativa em geral não tem.   Utilizar desktops corporativos em Home Office sem criptografia e demais medidas de proteção como VPN, thin cliente etc. é abrir as portas da rede corporativa interna para o mundo externo, inclusive os hackers.   Não será surpresa se no curto prazo tivermos outra pandemia, a de invasões, ransomwares e outros ataques cibernéticos.

Participação da Área de Continuidade de Negócios

E, finalmente o problema #5 da nossa lista de Top 5 Problemas na Contingência do Coronavírus (covid-19) lamentavelmente é a baixa participação da Área de Continuidade de Negócios nas decisões de contingência, proposição de alternativas, estudo de cenários e outras atividades intrínsecas à área.

Remotamente, como estamos conduzindo o nosso serviço de Orientação Estratégica para desenvolver ou aperfeiçoar os Planos de Contingência e/ou Continuidade dos Negócios das organizações para enfrentar o coronavírus (covid-19) fica difícil identificar a(s) causa(s).

Entretanto, baseada na nossa experiência pratica, é muito possível que esta situação seja decorrente da baixa importância relativa – MATURIDADE – que o tema Contingência, Continuidade de Negócios e/ou Recuperação de Desastres tem nas organizações.   Muitas vezes tratado como burocracia desnecessária para atender a alguma demanda regulatória ou de auditoria e da crença de alguns executivos influenciadores “isto nunca vai acontecer”.

Superada esta fase quais são os planos?

E se a situação se agravar ou durar vários meses você já pensou neste cenário.   Talvez ainda pode ser um pouco cedo mas, mais cedo ou mais tarde, vamos ter que pensar nisso.   Nossa estimativa é que esta situação deve durar pelo menos 6 semanas, baseado nas quarentenas impostas por outros países.

A agravante, como disse o Ministro da Saúde – Luiz Henrique Mandetta – enquanto algumas regiões já têm a propagação espontânea do coronavírus (covid-19) outras regiões estão 10 dias, 20 dias defasadas o que poderá estender o prazo nacional da quarentena e a limitação da circulação das pessoas.

Se você passou ou está passando por algumas destas situações fica pelo menos o conforto de que você não é o único porque os que levaram Contingência, Continuidade de Negócios e/ou Recuperação de Desastres a sério estão enfrentando muito menos problemas do que você.

#ficaadica

Leave a comment